Política da qualidade

Reconhecendo o compromisso para a satisfação dos requisitos aplicáveis e que a Qualidade se reveste de uma importância significativa, cuja melhoria conduz a uma maior produtividade, traduzida por sua vez numa maior participação no mercado, na S.J. Têxteis consideramos fundamental garantir:

• Que os nossos objetivos se destaquem pela forma como respeitam e satisfazem todas as partes interessadas, nomeadamente os acionistas, os nossos clientes, fornecedores e colaboradores;

• Que através da melhoria contínua sejam obtidos os melhores resultados, inclusive numa perspetiva de apoio ao desenvolvimento do negócio.

Certificação ISO 9001:2015

A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que especifica requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade tendo como base princípios fundamentais de gestão e uma abordagem por processos.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da S.J. Têxteis encontra-se certificado desde 2002, estando aplicado a todos os seus processos e de acordo com a última revisão normativa NP EN ISO 9001:2015. Este, representa uma forma de reconhecimento da conformidade dos seus produtos, melhoria contínua do seu desempenho e satisfação das partes interessadas.

O SGQ, utilizado como ferramenta de apoio à gestão, baseia-se num conjunto conhecido de princípios:

• Focalização no cliente;
• Liderança;
• Envolvimento das pessoas;
• Abordagem por processos;
• Abordagem da gestão como um sistema;
• Melhoria contínua;
• Abordagem na tomada de decisões baseada em factos;
• Relações mutuamente benéficas com fornecedores.

Certificação OEKO-TEX

O STANDARD 100 by OEKO-TEX® é um sistema internacional independente de certificação e ensaios para matérias primas, produtos intermédios e finais do setor têxtil em todas as fases do processo, bem como acessórios utilizados.

Desta forma, representa o primeiro rótulo atribuído aos têxteis que garante que todos os artigos que foram testados e certificados por um organismo independente, estão isentos de substâncias nocivas para a saúde humana.

Através de um alargado controlo de produtos e auditorias regulares às empresas, a certificação OEKO-TEX tem um papel primordial na sensibilização a nível mundial para a sustentabilidade da indústria e para uma utilização responsável de substâncias químicas.

Certificação GOTS

A Certificação GOTS (Global Organic Textile Standard), é atribuída a produtos que contenham pelo menos 70% de fibras orgânicas (no caso de produtos com a indicação "fabricado a partir de materiais orgânicos") ou 95% (no caso de produtos com a indicação "produto orgânico").

O objetivo desta norma é garantir a rastreabilidade, o uso de químicos não nocivos para o ambiente e para a saúde do consumidor, assegurando um sistema de qualidade, em que a poupança energética e respeito por critérios sociais estão presentes.

Esta representa uma ferramenta para um entendimento comum internacional que integra todas as etapas de processamento têxtil, desde a fibra ao produto final.

Membro SEDEX

A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) é uma organização que tem por objetivo instaurar, de forma comum, processos de auditoria social e ajudar na melhoria contínua das cadeias de fornecimento.

Na sequência da realização de auditorias SMETA (Auditoria do Comércio Ético dos Membros Sedex), que assentam numa metodologia e relatório próprio, todos os membros SEDEX têm acesso ao resultado, evitando, em alguns casos, a duplicação de auditorias por clientes diferentes.

Além de responderem às exigências dos clientes, estas auditorias permitem identificar melhorias nas condições de trabalho e eventuais incumprimentos legais (no âmbito da legislação laboral), potenciando melhorias no ambiente de trabalho e consequentemente na produtividade. Por outro lado, permite antecipar e evitar eventuais coimas, relacionadas com a legislação laboral. A conquista desse selo permite que potenciais clientes saibam antecipadamente que a empresa labora segundo padrões exigentes de qualidade, ética e responsabilidade social.

Membro Better Cotton Initiative

A Better Cotton Initiative (BCI) é uma organização sem fins lucrativos, que promove as melhores práticas para a produção mundial de algodão, de forma sustentável. Assim, procuram melhorar a produção global de algodão para as pessoas que o produzem, para o meio ambiente envolvente e para o futuro do setor.

Os produtores de algodão envolvidos nesta iniciativa devem cumprir com os princípios do “Better Cotton”. 

Com mais de 30 anos de existência, a S.J. Têxteis ganhou a experiência e conhecimento para proporcionar soluções extraordinárias e um serviço de valor acrescentado.

Projeto cofinanciado pela UE:

Copyright © 2021 por S.J. Têxteis, S.A. Todos Direitos Reservados.

Design by Pixel

PT